Cuidados com Tábuas de Corte em Madeira

  1. Não deixe a placa molhada e muito menos na água por um longo período de tempo;

  2. Em nenhum caso, lavar a tábua de corte na máquina de lavar louça;

  3. Não levar ao forno micro-ondas, elétrico ou a gás

  4. Tratar a placa com óleo de coco extra virgem (algumas pessoas utilizam óleo mineral) ou WoodButter, para encher os poros da madeira e evitar ressecamento;

  5. Não use óleos comestíveis vegetais para o tratamento como girassol, azeite de oliva, soja etc., porque a longo prazo eles vão se tornar rançosos, amargos e darão esse gosto aos alimentos;

  6. Lembre-se, é necessário impermeabilizar todos os lados da placa, porque o tratamento de apenas um lado pode levar ao empenamento da mesma.

  7. O Período para a próxima impermeabilização de uma tábua depende de muitos fatores, mas os principais são variações de umidade e quantidade de lavagens. Uma placa pode ficar sem tratamento por meses em pequenas variações de umidade e pouca lavagem. No entanto, no inverno a umidade relativa do ar diminui significativamente, neste momento é necessário tratar a placa com maior frequência. Não existe uma regra especifica para quantas pode-se faze-lo mas seguem alguns indícios da necessidade de impermeabilização:

    • A tábua torna-se visivelmente mais clara;

    • Pontos de luz começam a aparecer em alguns lugares da tabua, quer dizer que pequenas fissuras estão se abrindo pela falta de umidade;

    • Ao toque a tábua torna-se "seca" e áspera;

    • Na face lateral aparecem microfissuras, que são invisíveis, mas você pode sentir com os dedos;

    • Água ou líquidos não permanece na superfície da tábua (como deveria ser), mas são absorvidas pela madeira.

Todos os sinais acima são indicativos positivos quanto à hora de um bom tratamento na tábua com óleo ou WoodButter.

 

Limpeza Diária

Sempre que necessário é possível lavar a tabua sob agua corrente tomando os seguintes cuidados:

  • Lavar com agua corrente e detergente usando uma esponja

  • Utilizar agua quente não é proibido mas faz com que a impermeabilização se liquefaça mais rápido e seja levada com a agua.

  • Secar a tábua logo após a lavagem.

 

Tratamento e Impermeabilização

Tentarei aqui descrever o procedimento para manutenção das tabuas em passos rápidos:

 

Raspagem:

Às vezes se torna necessário realizar uma raspagem na superfície da tábua, isso faz com que todo o material superficial seja removido, seja ele alimento, impermeabilizante ou madeira. Esse procedimento pode ser feito com as costas da lamina de uma faca, quanto maior for a faca mais plana ficará a superfície raspada.

Raspar as duas superfícies de corte e se achar necessário as laterais da tábua.

Finalizar com lixa para madeira de 180 a 220

Periodicidade dessa etapa: a cada 6 meses

 

Desinfecção:

Caso desejar, é possível realizar a desinfecção da tábua seguindo os seguintes passos:

  • Preparar uma solução de 50% de vinagre de maça e agua

  • Passar a mistura com uma esponja

  • Deixar a tábua descansar à sombra até estar seca ao toque

Periodicidade dessa etapa: sempre que achar necessário

 

Impermeabilização:

A impermeabilização é a etapa do tratamento mais utilizada pois o produto é seco pelo ar ou levado com a agua durante as lavagens.

 

Como descrito acima, nunca utilizar óleos comestíveis de cozinha no tratamento, as recomendações são o óleo de coco extra virgem, óleo mineral (aqueles que se compra em farmácia) ou o preparado especial para tratamento de tábuas de corte WoodButter (disponível para compra na PPQTQ).

 

O procedimento consiste em passar o óleo escolhido na superfície da tabua até que a mesma pare de “chupar” o liquido. O óleo de coco solidifica em temperaturas abaixo de 25⁰ C, assim a absorção em temperaturas baixas fica prejudicada... nesses casos deve-se passar uma camada um pouco mais grossa da pasta de óleo na tábua, colocar a tábua ao Sol ou esquenta-la com um secador de cabelos.

 

O WoodButter é composto de Cera de abelha filtrada 100% pura e Óleo de coco extra virgem. Ao entrar em contato com a madeira o óleo penetra na madeira e a cera fecha os poros, selando a superfície e minimizando a evaporação do óleo, fazendo com que a hidratação dure muito mais

Periodicidade dessa etapa: se a tábua for utilizada e lavada diariamente é recomendável realizar semanalmente caso use o óleo e a cada 15 dias com WoodButter.