EndGrain

Em primeiro lugar vamos aos termos.

Existem três principais cortes do tronco da árvore: transversal, radial e tangencial, portanto, há três tipos de superfícies, elas são chamadas de "End Grain" corte perpendicular às fibras da madeira, "Edge Grain" corte paralelo às fibras da madeira, mas no meio do tronco, e o "Face Grain" quando o corte é realizado paralelo às fibras mas na borda do tronco.

Tábua de corte End Grain é uma placa em que as fibras de madeira são perpendiculares à superfície de corte, e não em paralelo como em tábuas de corte normais. As fibras de madeira ficam dirigidas de baixo para cima e os cortes de faca como se fosse o tronco da arvore.

Vantagens:
  1. A superfície de extremidade da madeira tem maior dureza e resistência. A Dureza da superfície de End Grain é quase 150% maior do que a Edge e Face Grains.

  2. A afiação das facas dura mais tempo portanto as afiações são mais raras. Com as fibras no mesmo sentido que a faca, o fio tende a entrar entre as fibras. Nas tábuas edge grain a faca corta as fibras, o que leva a cegar a faca rapidamente.

  3. É evidente que quando você usa uma tábua muitas vezes, fibras são cortadas em vários lugares e minúsculos pedaços de madeira vão junto com os alimentos. É por isso que todas as placas edge grain são visivelmente "esburacadas" no centro.

  4. As End Grain são menos sujeitas a contaminação bacteriana, porque após o corte as fibras "fecham" e a impermeabilização de óleo protege contra a penetração bacteriana no interior da fibra. Nas outras tábuas, marcas de faca são feitas e as bactérias entram nessas marcas sem problemas.

  5. De um modo geral, placas de madeira são mais higiênicas do que o plástico ou vidro.

Desvantagens:
  1. Elas são mais grossas e mais pesadas, porque o encolhimento em direções radial e tangencial é muito maior do que ao longo da fibra fazendo com que ela empene (na verdade não considero o peso uma desvantagem porque dá mais firmeza na hora do uso)

  2. Eles requerem mais cuidados. Meia verdade... Qualquer tabua de madeira sem um revestimento sintético depende de cuidados para que dure, mas as End Grain precisam de mais impermeabilizações já que “chupam” mais impermeabilizante.